O que você está achando do blog?

Clique e acesse a Liturgia Diária

Seguidores

Bíblia Católica

Rádio Sant'Ana - AM 1540

Deixe seu recado

20 de dez. de 2011

 SEMINARISTAS DA DIOCESE DE TIANGUÁ-CE


Ao centro o nosso Bispo Diocesano DOM Fr. FRANCISCO JAVIER HERNÁNDEZ ARNEDO - OAR, bem como os nossos FORMADORES, Pe. Antônio Justino (Teologia) e Pe. Manoel Freitas (Filosofia). Aqui os seguintes seminaristas da esquerda para a direita; Elias Sousa Teologia, Fco. Adriano Filosofia, Francivaldo Gomes Teologia, Antonio Kelton Teologia, Jerônimo Campos Teologia, Carlos Henrique Filosofia, Rafael Filosofia, Felipe Ribeiro Teologia, Raimundo Filosofia, Carlos Antonio Filosofia, Fco. Marlos Teologia, Antonio Filosofia e Adriézio Lima Teologia.

Postado por Seminarista Adriézio lima às 08:01hs
19 de dez. de 2011

PADRE MANOEL FERREIRA DE FREITAS TOMA POSSE NA FRATERNIDADE DOM TIMÓTEO CASA DE TEOLOGIA DA DIOCESE DE TIANGUÁ-CE



No início da noite do último domingo, 18 de dezembro, as 18 horas, Padre Manoel Ferreira de Freitas tomou posse na FRATERNIDADE DOM TIMÓTEO - DIOCESE DE TIANGUÁ-CE. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Tianguá-CE, Dom Fr. Francisco Javier Hernández Arnedo - OAR. Nesta celebração estavam presentes os seguintes formadores da Diocese de Tianguá-CE: Pe. Antonio Justino do Nascimento, Pe. Carlos Eder Carneiro Mendes (Reitor da filosofia) e Chanceler da Cúria Diocesana, Pe. Arnalton Dias Vaconcelos São Benedito-CE. 
Contamos ainda com a presença de outros padres de nossa Diocese, a saber: Pe. Carlos Alberto Viçosa do Ceará-CE, Pe. Rocélio Silva Graça-CE, Pe. Sebastião de Lima Tianguá-CE, Pe. Lucimarcos Geremias (Oiticicas) Viçosa do Ceará-CE, Pe. João Batista Estudante e Cooperador na paroquia de Nossa Senhora Aparecida Montese, nesta Arquidiocese.

Padres concelebrando

Ressaltamos a presença do Pe. Evaristo Marcos Vice Reitor do seminário Arquidiocesano São José de Teologia e Diretor Academico da faculdade católica de Fortaleza (arquidiocese) e do Pe. Jovanês Vitoriano (Salvatoriano) Pároco da paroquia Bom Jesus dos Aflitos, Parangaba Fortaleza-CE. Pe. Gerson Luiz Reitor do Seminário de Teologia Imaculada Conceição Diocese de Sobral-CE, Pe. Ramos cooperador na paroquia Bom Jesus dos Aflitos. Juntamente com Religiosas, seminaristas e a participação de vários amigo(a)s da Diocese de Tianguá-CE e da paroquia Bom Jesus dos Aflitos.

Dom Javier - Bispo Diocesano de Tianguá-CE

Assinatura da posse CANÔNICA

Celebração Eucarística

Proclamação do Evangelho



Comunhão

Celebração Eucarística



Pe. Justino

Pe. Freitas 

Pe. Justino e Pe. Freitas

Missa de posse - POVO DAS COMUNIDADES

Fraternidade Dom Timóteo - Diocese de Tianguá-CE

Fraternidade Dom Timóteo - Diocese de Tianguá-CE


Postado por Seminarista Adriézio lima às 20:45hs
















18 de dez. de 2011

FRATERNIDADE DOM TIMÓTEO 
DIOCESE DE TIANGUÁ-CE
A FRATERNIDADE DOM TIMÓTEOtem a alegria e a honra de convidar Vossa Senhoria e família, bem como  todos os nossos amigo(a)s das comunidades Vila Betânea e Santa Cruz do Itaperí (Arquidiocese de Fortaleza-CE), e de maneira ESPECIAL de toda Diocese de TIANGUÁ-CE para participarem da Celebração Eucaristica presidida pelo Exmo. Rvmo. Dom Fr. Francisco Javier Hernandez  Arnedo - OAR, Bispo diocesano de TIANGUÁ-CE, na qual o Pe. MANOEL FERREIRA DE FREITAS receberá a posse canônica de REITOR desta comunidade (FRATERNIDADE DOM TIMÓTEO - CASA DE TEOLOGIA DA DIOCESE DE TIANGUÁ-CE). 




A celebração acontecerá na Capela de São João Maria Vianney (Fraternidade Dom Timóteo), no dia 18 de dezembro, domingo, às 18h. Contamos com sua presença.

Rua: Vitoriano Borges - 387
Serrinha - Fortaleza -CE (Proximo ao Campus da UECE)

Postado por Seminarista Adriézio lima às 11:08hs
13 de dez. de 2011

70 anos de Sacerdócio de Monsenhor Tibúrcio 

 

“Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele” (Sl 118,24
Tianguá, 23 de novembro de 2011 (SISF). Em solene liturgia, presidida pelo Bispo, D. Francisco Javier, a Diocese de Tianguá celebrou na noite deste dia 23/11/11, uma solenidade rara – 70 anos de Sacerdócio de Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula. Memória de um dia de graças. Há 70 anos Dom José Tupinambá da Frota, então Bispo de Sobral, o ordenava na Matriz  de São Benedito. Que honra e graça poder participar desta festa.

Acesse aqui as fotos

Monsenhor Tibúrcio é a melhor referência de sacerdote integro e fiel da Diocese de Tianguá, dotado de uma inteligência e lucidez finíssimas, se destaca, no entanto, pelo testemunho de humildade, fidelidade e incansável dedicação ao povo de Deus.
A missa aconteceu às 19h00 na Catedral de Sant’Ana, além de D. Javier e Mons. Tibúrcio, estiveram presentes os padres: Mons. Tarcísio, Mons. Martins, Pe. Luiz Gonzaga, Pe. Antônio Irineu,  Pe. Arnalton, Pe. Clodoaldo, Pe. Lúcio, Pe. Olívio, Pe. Manoel, Pe. Sebastião e Pe. Lusmar.
A liturgia destacou a figura do Bom Pastor, e não precisa fazer força para identificar no Mons. Tibúrcio inúmeras virtudes do Bom Pastor. Sua Caridade Pastoral, integridade, prestativo. 

Pela sua timidez e espirito introspectivo, nunca fez ou faz propaganda das inumeráveis obras que realizara e ainda realiza. Mesmo não sendo mais o pároco de Tianguá, desde agosto de 1971, é o grande responsável pela expansão da Paróquia, conquistando terrenos e construindo capelas pelos bairros e periferia da cidade.
No campo social e educativo, poucos fizeram tanto e tão bem quanto ele. No campo do ensino deve-se a ele a implantação do ginásio e da escola normal de Tianguá, e mais recentemente um Campus avançado da Universidade Vale do Acaraú. Não dá para descrever aqui em tão poucas linhas a vasta obra de Mons. Tibúrcio.
Necessário é, no entanto, que se diga, este homem nasceu para ser aquilo que é. Um sacerdote. Seu testemunho, seu exemplo, é um patrimônio incomensurável para as novas gerações de padres. Se Jesus, o Bom Pastor, é o modelo de sacerdote; Mons. Tibúrcio é, nas palavras e ações, manifestação do Cristo Bom Pastor.
Monsenhor Tibúrcio é um homem de poucas palavras e muita sabedoria. Ao final da santa missa destacou a caridade como virtude que origina todas as outras. É fácil ouvir da sua boca aquilo que vemos na sua vida. Destacou e agradeceu a presença de tanta gente numa noite de quarta-feira na catedral. Agradeceu a presença do bispo e dos padres e glorificou a Deus pelos seus 70 anos de doação ao Reino de Deus: “O sacerdócio é uma graça tão preciosa, tão acima de nossas forças, é dom total de Nosso Senhor. O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”.
 
Cenáculo de padres na residência do Mosenhor Tibúrcio
Como grande devoto que é de Nossa Senhora, Mons. Tibúrcio reuniu em sua residência, no dia 17/11, um grupo de sacerdotes do Movimento Sacerdotal Mariano para rezar um Cenáculo de padres. O Cenáculo e a Santa Missa aconteceram na capela do Santíssimo Sacramento. Estiveram presentes os padres: Antônio Irineu, Fellinto Britto, Gilvan Manoel, Arnalton, Tarcísio, Olívio. Após a ação de graças pelos 70 anos de seu sacerdócio, ofereceu um almoço para os padres em sua residência. Percebe-se que em tudo que faz manifesta grande amor pelos sacerdotes e pela Igreja.
Que Deus o conserve com saúde e em condições de fazer o que mais ama, celebrar a Santa Eucaristia diariamente. Obrigado Senhor pelos 70 anos de doação e graça.


Fonte: www.santuariodefatima.org.br
Postado por Seminarista Adriézio lima às 06:50hs
8 de dez. de 2011

Regional NE I - realiza Assembleia e aprova urgências pastorais


 Nos dias 11 a 15 foi realizada a 20ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará), realizado no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, diocese de Crato (CE).
Com o tema “Igreja no Ceará: Boa Nova em novos tempos” foi o tema da Assembleia. Durante o encontro foi avaliada a caminhada eclesial do Regional e elaborada as Diretrizes de Pastoral do Regional para o quadriênio 2011-2015. Foi assessorada pelo secretário executivo do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), padre José Adalberto Vanzella, pelo padre Manfredo Oliveira e por Mônica Pimentel.


 Urgências pastorais aprovadas:
 1 - Formação integral, articulada e permanente para a consciência missionária numa pastoral orgânica visando uma conversão pastoral que fortaleça a articulação, a animação e a ação missionária para o enfrentamento dos desafios da realidade;
2 - Formação integral e permanente que possibilite o encontro com Jesus, especialmente na Palavra e na Liturgia, no seu seguimento para unir fé e vida e assumir a obra evangelizadora e a opção preferencial pelos pobres;
3 - Estudo, meditação, contemplação e celebração da Palavra de Deus em todas as instâncias valorizando-a como centro da vida e da missão da Igreja, iluminando a realidade cearense;
4 - Promover verdadeira conversão pastoral para estruturar a Paróquia em rede de comunidades como lugar de comunhão, participação, discipulado, missionariedade e enfrente junto os desafios sociais;
5 - Exercitar o profetismo diante das situações da morte à luz da DSI que nos leve a ampliar a ação evangelizadora nos diferentes setores, espaços e contextos, contribuindo para construção de um projeto de desenvolvimento solidário, ético e sustentável.

Fonte:
www.cnbb.org.br
 Postado por seminarista Adriézio lima às 07:31hs