O que você está achando do blog?

Clique e acesse a Liturgia Diária

Seguidores

Bíblia Católica

Rádio Sant'Ana - AM 1540

Deixe seu recado

13 de dez. de 2011

70 anos de Sacerdócio de Monsenhor Tibúrcio 

 

“Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele” (Sl 118,24
Tianguá, 23 de novembro de 2011 (SISF). Em solene liturgia, presidida pelo Bispo, D. Francisco Javier, a Diocese de Tianguá celebrou na noite deste dia 23/11/11, uma solenidade rara – 70 anos de Sacerdócio de Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula. Memória de um dia de graças. Há 70 anos Dom José Tupinambá da Frota, então Bispo de Sobral, o ordenava na Matriz  de São Benedito. Que honra e graça poder participar desta festa.

Acesse aqui as fotos

Monsenhor Tibúrcio é a melhor referência de sacerdote integro e fiel da Diocese de Tianguá, dotado de uma inteligência e lucidez finíssimas, se destaca, no entanto, pelo testemunho de humildade, fidelidade e incansável dedicação ao povo de Deus.
A missa aconteceu às 19h00 na Catedral de Sant’Ana, além de D. Javier e Mons. Tibúrcio, estiveram presentes os padres: Mons. Tarcísio, Mons. Martins, Pe. Luiz Gonzaga, Pe. Antônio Irineu,  Pe. Arnalton, Pe. Clodoaldo, Pe. Lúcio, Pe. Olívio, Pe. Manoel, Pe. Sebastião e Pe. Lusmar.
A liturgia destacou a figura do Bom Pastor, e não precisa fazer força para identificar no Mons. Tibúrcio inúmeras virtudes do Bom Pastor. Sua Caridade Pastoral, integridade, prestativo. 

Pela sua timidez e espirito introspectivo, nunca fez ou faz propaganda das inumeráveis obras que realizara e ainda realiza. Mesmo não sendo mais o pároco de Tianguá, desde agosto de 1971, é o grande responsável pela expansão da Paróquia, conquistando terrenos e construindo capelas pelos bairros e periferia da cidade.
No campo social e educativo, poucos fizeram tanto e tão bem quanto ele. No campo do ensino deve-se a ele a implantação do ginásio e da escola normal de Tianguá, e mais recentemente um Campus avançado da Universidade Vale do Acaraú. Não dá para descrever aqui em tão poucas linhas a vasta obra de Mons. Tibúrcio.
Necessário é, no entanto, que se diga, este homem nasceu para ser aquilo que é. Um sacerdote. Seu testemunho, seu exemplo, é um patrimônio incomensurável para as novas gerações de padres. Se Jesus, o Bom Pastor, é o modelo de sacerdote; Mons. Tibúrcio é, nas palavras e ações, manifestação do Cristo Bom Pastor.
Monsenhor Tibúrcio é um homem de poucas palavras e muita sabedoria. Ao final da santa missa destacou a caridade como virtude que origina todas as outras. É fácil ouvir da sua boca aquilo que vemos na sua vida. Destacou e agradeceu a presença de tanta gente numa noite de quarta-feira na catedral. Agradeceu a presença do bispo e dos padres e glorificou a Deus pelos seus 70 anos de doação ao Reino de Deus: “O sacerdócio é uma graça tão preciosa, tão acima de nossas forças, é dom total de Nosso Senhor. O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”.
 
Cenáculo de padres na residência do Mosenhor Tibúrcio
Como grande devoto que é de Nossa Senhora, Mons. Tibúrcio reuniu em sua residência, no dia 17/11, um grupo de sacerdotes do Movimento Sacerdotal Mariano para rezar um Cenáculo de padres. O Cenáculo e a Santa Missa aconteceram na capela do Santíssimo Sacramento. Estiveram presentes os padres: Antônio Irineu, Fellinto Britto, Gilvan Manoel, Arnalton, Tarcísio, Olívio. Após a ação de graças pelos 70 anos de seu sacerdócio, ofereceu um almoço para os padres em sua residência. Percebe-se que em tudo que faz manifesta grande amor pelos sacerdotes e pela Igreja.
Que Deus o conserve com saúde e em condições de fazer o que mais ama, celebrar a Santa Eucaristia diariamente. Obrigado Senhor pelos 70 anos de doação e graça.


Fonte: www.santuariodefatima.org.br
Postado por Seminarista Adriézio lima às 06:50hs

0 comentários:

Postar um comentário