O que você está achando do blog?

Clique e acesse a Liturgia Diária

Seguidores

Bíblia Católica

Rádio Sant'Ana - AM 1540

Deixe seu recado

13 de dez. de 2010

FRATERNIDADE DOM TIMÓTEO
DIOCESE DE TIANGUÁ – CE
"LEITORADO"


Estudantes do 3º ano de teologia com Dom Javier - Bispo Diocesano

Dom Frei Francisco Javier Hernández Arnedo, O.A.R. Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Tianguá. Confere aos seminaristas estudantes de Teologia desta Diocese, Felipe Ribeiro, Francivaldo Gomes e Jerônimo Campos à instituição dos mesmos “seminaristas supracitados anteriormente” no ministério de leitor, conforme Ritual Liturgico próprio, em Celebração Eucaristica na Capela da Fraternidade Dom Timóteo na Cidade de Fortaleza, 22 de Novembro de 2010.


Estudantes do 3º ano de teologia com o Pe. Justino - Reitor

“A Igreja instituiu, já em tempos antiquíssimos, alguns ministérios, com o fim de render a Deus o devido culto e de prestar serviço ao povo de Deus, segundo suas necessidades; com esses ministérios eram confiados aos fiéis funções da liturgia sagrada e do exercício da caridade, que exerciam conforme as diversas circunstancias. Tais encargos eram conferidos muitas vezes com um rito especial que, mediante uma benção implorada de Deus, constituía o fiel numa classe ou grau determinado, para desempenhar alguns oficio eclesiástico”.  Pontifical Romano. Introdução ao Rito de Leitor.
            Com esse texto introdutório, podemos observar a instituição de ministério desde as origens da Igreja Latina. Esses ministérios, sempre vão nascendo na vida eclesiástica da necessidade que se impõe melhor serviço ao povo de Deus. É uma relação de serviço na comunidade dos fiéis extraída da própria comunidade. Esse dado nos revela a estreita relação que existe entre a comunidade dos fiéis e os ministros escolhidos para encargos específicos, pois nos atesta santo Agostinho, “é do meio de boas ovelhas que surgem os bons pastores”. O ministério de Leitor conferido aos seminaristas desta casa de formação, que estão no terceiro ano de teologia, assim como o ministério de acólito que será concedido no ano seguinte, fazem parte do que na Igreja antiga chamava de ordens menores, na antecipação da recepção das ordens sacras ditas maiores (diaconado e presbiterado). A recepção destes ministérios não os coloca em um estado mais ou menos privilegiado do que a comunidade dos fiéis, mas senão na categoria de uma encomenda específica, no caso de serviço litúrgico ao povo de Deus. Vale ressaltar aqui o grande elemento do concilio Vaticano II, a saber, a insistência de reafirmar o elemento da igualdade, que une a comunidade inteira em torno da cabeça, o próprio Cristo Bom Pastor.
O nosso agradecimento aos amigos benfeitores que nos ajudam no processo formativo de nossa diocese. Bem sabemos, sem o auxilio e a dedicação que cada um mostrou, a amizade e a oração, seria impossível realizar com bom êxito nossa caminhada. O zelo, o amor pela causa das vocações mais uma vez nos uniram no serviço, e somente Deus poderá recompensá-los pelo trabalho, que vem sendo realizado nesses anos todos.


Felipe Ribeiro
3º Ano de Teologia

Durante a Celebração - Missa


Presença dos familiares, amigos e das comunidades na Celebração


Familiares dos mesmos - Seminaristas

Comunidade Reunida junto ao nosso Pastor, Dom Javier e Padre Justino Reitor
"Da esquerda para a direita: Pe. Justino, Sem. Jerônimo 3º ano de Teologia, Sem. Felipe 3º ano de Teologia, Dom Javier, Sem. Francivaldo 3º ano de Teologia, Sem. Adriézio 1º ano de Teologia e Sem. Elías 2º ano de Teologia"


"Aos novos leitores da Igreja de Deus, desejo-vos muita sorte de luz nesse tempo natalino e que o advento do Senhor possa cumular-vos com seus dons de bençãos e alegrias; que Jesus criança, venha ao auxílio de todos vocês e faça-vos homens anunciantes de sua palavra, conquistando assim, cada vez mais pessoas para NOSSO SENHOR."

Sem. Adriézio lima

Postado por Seminarista Adriézio lima às 23:00h




0 comentários:

Postar um comentário