O que você está achando do blog?

Clique e acesse a Liturgia Diária

Seguidores

Bíblia Católica

Rádio Sant'Ana - AM 1540

Deixe seu recado

12 de abr. de 2011


SACRAMENTOS E SACRAMENTAIS



            Caros amigos que apreciam o nosso blog, com muita satisfação nos dirigimos a vós para tratarmos de dois tesouros da vida da Igreja. Esses tesouros estão constantemente sendo realizados em nossa vida de Igreja e, em geral, não temos muito em conta o significado, ou o efeito, ou o que estes realizam em nossas vidas. Ora, quem de nós nunca pediu a um padre que abençoasse uma medalha de nossa Senhora das Graças? Ou ainda quem nunca pediu, testemunhou ou foi padrinho de alguém no Batismo? Sacramentais e sacramentos, uma preciosidade espiritual pouco conhecida na vida da Igreja. 


            Para inicio de nossa conversa, em primeiro lugar trataremos dos sacramentais, logo em seguida dos sacramentos. 


            Talvez pelo nome não se conheça com tanta clareza, mas os sacramentais são ritos, coisas ou ações que a Igreja se serve à imitação dos sacramentos, para obter mediante seu poder, certos efeitos especialmente espirituais. Nesse sentido poderíamos nos perguntar a origem dos sacramentais, e saberíamos que estes têm sua origem nos tempos apostólicos, sendo muito utilizados pelos cristãos já nos primeiros séculos da tradição cristã.


             Mais até agora não nos esclarecemos bastante o que venha a ser os sacramentais. Então dando um passo adiante em nossa conversa poderíamos afirmar que os sacramentais pertencem a umas das três classes: exorcismo, benção ou consagração. Ou seja, reservou-se o termo Sacramento aos sete sinais eficazes da graça, instituídos por Jesus Cristo e aplicou-se à palavra sacramental os inúmeros ritos litúrgicos criados pela Igreja. Assim meus amigos, quando nos dirigimos ao sacerdote pedindo que ele abençoe a nossa imagem de Nossa Senhora das Graças, ou que dê uma benção para nossa casa, estamos afirmando com isso que acreditamos no efeito produzido pelos sacramentais em virtude da poderosa interseção da Igreja e boa disposição dos que recebem. 


            Portanto, caros leitores, no sacramental está contido a unidade do cosmo na luta contra o império de satanás. Aplicamos às coisas sensíveis a universalidade da obra salvífica de Cristo, com o objetivo de consagrar as coisas inanimadas como dom de Deus ao serviço divino e não profano.
            Agora vamos conversar um pouco sobre o que vem a ser “sacramento”. Ora, são sinais eficazes da salvação de Cristo, em outras palavras, são a atuação de Cristo no tempo da Igreja.
            Conhecer e viver os sacramentos nos faz descobrir a Igreja no seu crescimento com corpo de Cristo na história, assim meus amigos, os sacramentos são veículos normais de comunicação com a obra salvífica de Cristo.
            Os sacramentos são simbolismos de uma realidade ainda maior do qual não se pode abarcar na sua totalidade, essa realidade maior, em ultima palavra é Deus mesmo, de modo que ao realizarmos o simbolismo não refazemos, nem tão pouco renovamos o acontecimento de Cristo. Se assim fosse seria um acontecimento novo, diferente do de Cristo, mas torna presente aquele mesmo acontecimento salvífico operado por Cristo, realizado uma vez por todas e para todos os tempos.

            Nessas poucas linhas nos foi possível falar de forma tão breve de dois temas amplos na vida da Igreja. Saudamos a todos que tiverem contato com esse texto em nosso blog e rogamos as bênçãos de Deus para nossa prática diária de cristãos, oxalá aproveitássemos com maior largueza a graça abundante de Deus pelos sacramentos e sacramentais. 
             
Sem. Felipe Ribeiro
                                                                                                               Estudante do 4º ano de Teologia
                                                                                                                             Diocese de Tianguá-CE


Fonte: Fraternidade Dom Timóteo
Postado por Seminarista Adriézio lima às 18:25hs

0 comentários:

Postar um comentário