O que você está achando do blog?

Clique e acesse a Liturgia Diária

Seguidores

Bíblia Católica

Rádio Sant'Ana - AM 1540

Deixe seu recado

14 de fev. de 2011

CCM - PROMOVE 1º MÓDULO DO CURSO DE EXTENSÃO EM MISSIOLOGIA E ANIMAÇÃO PASTORAL



O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com o Instituto Superior de Filosofia Berthier (Ifibe), de Passo Fundo (RS) promove o primeiro módulo do curso de extensão em Missiologia e Animação Pastoral, em Brasília. O evento que iniciou no domingo, 6, segue até o dia 16 e conta com 51 participantes, vindos de vários cantos do Brasil.

Segundo os organizadores, a finalidade do curso é oferecer uma formação especifica da missão para leigos, religiosos, diáconos e presbíteros engajados na animação missionária, particularmente os coordenadores e membros dos Conselhos Missionários Diocesanos.
O curso completo engloba três módulos, com dez dias cada um, ao longo de três anos de formação. O tema da missão é tratado sob três perspectivas: fundamental, contextual e prática. Cada uma dessas perspectivas tem três abordagens: bíblica, histórica e teológica para a ótica fundamental; antropológica, ecumênica e ética para a ótica contextual; pedagógico-catequética, administrativo-gerencial e metodológica-projectual para a ótica prática. No primeiro módulo são contempladas as três perspectivas nos temas dos fundamentos bíblicos da missão, a missão nas diferentes culturas e a pedagogia do anúncio missionário.

“O primeiro aspecto do curso é voltado à missão que se torna, cada vez mais, um eixo de animação de toda a Pastoral. O outro aspecto é a própria missão que incentiva os leigos, leigas, religiosos, seminaristas, diáconos e presbíteros a se especializarem no conteúdo da missão. Hoje vejo que a procura por nossos cursos é muito superior a anos atrás, por conta do crescimento da própria missão nas dioceses”, explicou o secretário executivo do Centro Cultural Missionário, padre Estevão Raschietti.

Para o professor de Antropologia e Ciência da Religião, William Andrade, este curso pretende ampliar os conceitos de missão efetiva nas dioceses. “Estamos trabalhando os conceitos que viabilize uma presença missionária mais efetiva nas paróquias e diocese do Brasil. Porque este curso chamou tanto a atenção? Por que ele oferece a possibilidade de enriquecer o discurso e a prática missionária com outros elementos que habitualmente eventos de missiologia não oferecem. Aqui eles aprendem que podem ser discípulos missionários onde estiverem. Atualmente, ser missionário em sua localidade é um sinal de que a Igreja está crescendo cada dia mais, o que é muito bom”, afirmou o professor, que também é mestre em Teologia Dogmática e em Psicologia.

“Quero ser missionário em minha diocese. Quero sentir a presença missionária, as minhas ações como missionário, para daí sim, exercer minha função em outros estados ou mesmo em outros países”, ressaltou o seminarista Francivaldo Ferreira Gomes, da Diocese de Tianguá (CE).¹ Segundo o seminarista, a missão é o encontro do diálogo com a fé e não uma imposição de ideologias e de crenças. “Temos que valorizar as culturas e nunca subjugá-las. Você não deve destruir, e sim somar, esse é o nosso propósito como futuros missionários, e é isso que o curso nos ensina”.

Segundo a leiga consagrada, Aline Bonato, uma das participantes do primeiro módulo, o curso superou todas as suas expectativas devido à abrangência de assuntos estudados e pela capacidade dos assessores. “Vejo que não há curso sobre missão que chegue perto deste. Os professores são excelentes e as abrangências dos temas refletidos são muito importantes para a implantação da missão em nossas dioceses e paróquias”, disse.

Segundo o secretário executivo do CCM, padre Raschietti, a procura pelo curso foi maior do que a expectativa. “Tivemos que abrir outro módulo, ainda neste ano, para comportar o número de inscritos, então marcamos para os dias 11 a 21 de maio a segunda edição do primeiro módulo”, destacou padre Estevão.

Para se inscrever na segunda edição do primeiro módulo do curso de extensão em Missiologia e Animação Pastoral, basta acessar o site do Centro Cultural Missionário, no endereço: www.ccm.org.br ou clique aqui e faça a sua inscrição.

¹ "Francivaldo Ferreira Gomes, cursa atualmente o 4º ano de teologia na FACAF - Faculdade Católica de Fortaleza" Seminarista da Diocese de Tianguá-CE.


Postado por Seminarista Adriézio lima às 16:05h


1 comentários:

Jonnes Costa disse...

Muito bom e animador saber que seminaristas da Diocese à qual pertenço, tem verdadeiro interesse e cultiva esforços para a Missão constante de formar católicos e reavivar a fé daqueles que por alguma razão deixaram de ouvir a Mãe Igreja e de buscar um caminho de Amor para o mundo em que vivemos. A vocês minhas congratulações e votos de continuidade nesse trabalho tão dignificante.

Postar um comentário